Medicina Veterinária

Você sabe o que é Dirofilariose?

A Dirofilariose, conhecida como doença do verme do coração, é uma zoonose grave que leva cães e gatos à  morte e pode ser transmitida para seres humanos. De acordo com a American Hearthworn Society, a doença foi identificada em todo o mundo e estima-se que mais da metade dos cães estejam infectados. 

Os mosquitos são os responsáveis pela transmissão, ao picar o animal, as larvas do verme passam para o tecido muscular e alcançam a corrente sanguínea, por onde são carregadas até o pulmão. Vermes maduros costumam atingir o coração do hospedeiro entre 67 e 85 dias após a contaminação e podem chegar aos 3,8 centímetros de comprimento.

Quando chegam até o pulmão, a pressão e o fluxo sanguíneo acabam levando-os para as arteríolas pulmonares, à medida que crescem e se desenvolvem, eles passam a habitar as grandes artérias, crescendo ainda mais.  O verme possui grande poder de reprodução e longevidade, podendo viver por até 7 anos dentro do animal hospedeiro. Ao longo da vida, a doença se desloca até o coração, deixando de ser respiratória, e se tornando cardíaca. 

Durante os primeiros 7 meses de contaminação a doença não apresenta sintomas. Após esse período o animal começa a apresentar tosse, cansaço e insuficiência cardíaca. Depois de instalada a doença, o tratamento é longo e complexo. Em casos mais graves pode-se optar por remoção cirúrgica. Porém, dependendo do estado de saúde do animal, o tratamento pode ser perigoso. 

O mais importante é lembrar que a Dirofilariose pode ser evitada! A consulta veterinária e a medicação preventiva são os melhores métodos. Coleiras e repelentes para evitar picadas de mosquitos, também são recomendados. 

Mas lembre-se: não é seguro iniciar a medicação preventiva sem antes fazer um teste rápido. Pacientes portadores do verme podem desenvolver uma reação anafilática se receberem a medicação!

Sempre consulte um Médico Veterinário e nunca tome nenhuma decisão ou medida antes de conversar com um profissional! 

Se você se interessa por esse assunto, considere uma carreira na Medicina Veterinária! Confira nossa grade curricular e nossos outros posts sobre o assunto.

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco