Você já foi arranhado pelo seu bichano? Ou talvez ele já tenha machucado você sem querer quando foi “amassar pãozinho” no seu colo?
É verdade que as unhas dos gatos são bem afiadas e que eles podem acabar ferindo seus tutores sem ter essa intenção! E por conta disso, é muito importante manter as unhas deles cortadas, assim elas não machucam ninguém, nem arranham os móveis! Então, trouxemos um guia de como fazer isso em casa:
- Treine desde filhote
Os gatos não gostam muito que mexam nas patas deles, então, uma boa técnica é começar a acostumar ele desde filhote. As unhas podem ser cortadas a partir dos dois meses de idade.
- Transforme em brincadeira
Outra coisa que facilita é encarar o ato como uma brincadeira. Introduza o cortador aos poucos, para ele achar que é um tipo de brinquedo.
Na hora de cortar, faça pausas, acaricie o gato, ofereça petiscos e outras recompensas. Faça do momento algo leve, assim nenhum de vocês se estressa!
- Tamanho
Quando você aperta as patinhas do gato (suavemente), você pode notar que há uma parte antes da unha. Ela se chama sabugo, e não deve ser cortada em hipótese alguma. A altura do corte deve ser um pouco antes da ponta da unha.
- Mão na massa
É muito importante escolher um cortador para gatos, descarte desde já a ideia de usar cortadores de unha para humanos, isso só irá trazer dor de cabeça!
Não deixe de escolher um local iluminado e confortável, você também pode envolver o gato em uma toalha, para ele se manter estável durante o processo.
Se esse post foi útil, salve para mais tarde e compartilhe para a informação chegar até mais pessoas! Já siga o instagram da Faculdade Anclivepa para conferir mais conteúdos do mundo pet.