Segundo o instituto responsável pelo mapeamento da fauna, o ICMBio, o Brasil possui a maior biodiversidade de animas do mundo! Temos mais de 120 mil espécies de invertebrados, e aproximadamente 8.930 espécies de vertebrados. Pensando nisso, trouxemos um pouco mais sobre alguns animais da nossa biodiversidade!
Boto-cor-de-rosa:
O boto é um mamífero que vive na água, ele é parente das baleias e dos golfinhos, mas a grande diferença é que ele vive na água doce e não no mar. A cor rosa se deve às veias que ficam abaixo da sua pele e variam com a idade, quando nascem são cinzentos e quando crescem ficam rosados.
Capivara:
São a maior espécie de roedor do mundo e são típicos do Brasil. Vivem perto de rios ou lagos e são animais simpáticos e sociáveis, vivendo em grupos que podem chegar a 100 membros, tem alimentação herbívora e podem nadar por até 5 minutos em baixo d’água sem respirar!
Macaco Cuxiú Preto:
É uma espécie encontrada apenas no Brasil. São animais diurnos que passam a vida nas árvores, alimentam-se de folhas e frutos. São muito sociáveis e frequentemente vistos brincado uns com os outros ou com macacos de outras espécies, podem ser encontrados em grupos de cerca de 30 indivíduos.
Arara Azul:
A Arara Azul é originária do pantanal e gosta de andar em bandos. Uma vez que um casal de araras é formado, elas não se separam mais e dividem a tarefa de cuidar dos filhotes. São aves azuis com pequenas manchas amarelas e costumam imitar sons humanos ou de outros animais, se alimentam de coco da palmeira, frutas, verduras e legumes.
Seriema:
O Seriema é uma ave do cerrado e se alimenta de pequenas cobras. Acabou se tornando conhecido como um guardião das fazendas, já que costuma emitir sinais de alerta quando identifica um intruso.
O Brasil está repleto de animais fantásticos, por isso devemos sempre proteger nossa fauna! Se você se interessa pelo assunto confira nossa grade curricular de Biologia e nossos outros posts sobre o assunto! Em caso de dúvidas, nos envie uma mensagem!