Zootecnia

Você já ouviu falar de escargot? É um produto exótico e que é apreciado por algumas pessoas, mas você sabia que ele é produzido por zootecnistas?

A criação de escargot ou caracol é conhecida como helicicultura e só começou a ser destinada ao comércio nos anos 1980. Antes disso, os moluscos eram criados apenas como hobby.

O produto começou a ser direcionado ao comércio por conta do aumento da demanda do alimento, que é considerado nobre e saudável. A carne de caracol é rica em diversas substâncias, como proteína, cálcio, ferro e magnésio. Se destacando das outras proteínas por seu baixo nível de gordura e colesterol.

O escargot é um animal que possui os dois sexos, sendo assim, ele é macho e fêmea ao mesmo tempo, produzindo espermatozoides e óvulos. No entanto, eles não podem se autofecundar, sendo necessários dois reprodutores para que copulem.

Os animais botam em média de 70 a 200 ovos em cada postura e 25 dias depois os ovos eclodem, assim que isso ocorre é necessário colocá-los em um recipiente pequeno por cerca de um mês. Após crescerem, eles devem ser colocados em bacias maiores dentro do heliário por 30 a 45 dias. Em seguida, eles vão para caixas definitivas por cerca de 6 meses até atingirem a fase adulta.

Depois de atingir a fase adulta, os moluscos vão para o abate, passando por um processo de higienização e jejum de três dias. Após o abate o animal pode ficar no freezer em média por um ano.

A criação de escargot pode ser muito lucrativa quando feita com técnica e conhecimento sobre o assunto e é sem dúvidas um excelente caminho para os zootecnistas! Se você tem interesse em se tornar um, confira nossa grade curricular e os outros posts sobre o assunto. Em caso de dúvidas envie uma mensagem!

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco