Nossos cachorros sempre serão nossos filhos, mas infelizmente, a terceira idade também chega para eles! E com isso, é muito importante ficar de olho em alguns cuidados especiais que o seu animal idoso pode precisar para manter a qualidade de vida!
Para começar, é importante saber a partir de qual idade um cachorro se torna idoso. A verdade é que seu amigo já atinge esse estágio aos 7 anos de vida, mas alguns sinais podem ajudar você a perceber se ele chegou lá, como por exemplo: alteração na pele; problemas urinários; aumento ou perda de peso; aparecimento de tártaro; tumores; alteração no olfato; perda gradativa da audição e visão; cansaço e dificuldade de locomoção.
Assim como os humanos, os cachorros idosos possuem um sistema físico e imunológico debilitado, se tornando mais suscetível a doenças e problemas de saúde. Os pelos do animal também tendem a mudar, tornando-se brancos e opacos.
Com a mudança da idade, a digestão pode se tornar mais lenta e a absorção dos nutrientes mais difícil, sendo assim, sua alimentação deve mudar, também. A ração prescrita por um Médico Veterinário é a melhor opção, o profissional pode vir a indicar vitaminas também, caso a ração não seja suficiente para a absorção de nutrientes.
É muito importante manter seu animal ativo (sem excessos), não deixe de brincar com ele e realizar atividades físicas, seja uma caminhada ou brincar de bolinha, dessa forma você evita problemas como obesidade.
Para finalizar, não deixe de levar seu pet para fazer check-ups periódicos e sempre mantenha a vacinação em dia. Visitas ao Veterinário a cada 6 meses podem ser necessárias, assim como exames de rotina.
Se você gostou desse post compartilhe para que mais pessoas aprendam também, e siga nossa página para mais postagens sobre o mundo pet!