Medicina Veterinária

Pode passear com o cachorro no verão? Saiba o que fazer quando a temperatura sobe!

 

O verão já chegou e com ele as temperaturas tendem a subir. Nos dias mais quentes (temperatura superior a 22°C) os passeios com os cachorros precisam de alguns cuidados específicos para garantir que ele fique bem.

Os cachorros possuem glândulas sudoríparas e transpiram através da salivação e das patas, sendo assim, a temperatura deles demora mais tempo para diminuir, sendo muito importante estar atento às caminhadas no verão.

De toda forma, é importante manter o exercício mesmo nesta estação, já que a prática é fundamental para a boa saúde. Pensando nisso, confira algumas dicas para garantir o conforto do seu pet durante o passeio:

Hora

É recomendado passear nos momentos mais frescos, ou seja, pela manhã ou início da noite. Os melhores horários são antes das 10h ou após às 16h. Para ter certeza que a temperatura está aceitável, você pode encostar a mão por 40 segundos no chão, caso você consiga manter sem se queimar, está tudo certo para o passeio!

Hidratação

É muito importante manter o animal hidratado. Ofereça água antes de sair e ao voltar para casa. Também leve com você água fresca e ofereça para o cachorro, caso ele não queira, molhe a cabeça e o pescoço dele.

Tosa

É necessária uma tosa sem excessos. Para que o animal não se queime pela falta de pelos e também não fique com calor, o ideal é uma tosa curta, variando de acordo com a raça. É sempre importante consultar um profissional.

Sinais

Fique atento aos sinais que o pet dá. Se ele estiver muito ofegante após poucos minutos é um sinal que está muito quente para ele. Se ele ficar com a língua para fora o tempo todo, ou parar de andar, faça uma pausa na sombra e ofereça água.

É sempre importante conversar com um médico veterinário e ficar de olho no bem-estar do pet. Já salva esse post para se lembrar do que fazer e confira nossos outros conteúdos no DNA Blog.

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco