Medicina Veterinária

Entenda o que realmente é a FIV e a FeLV

 

Quem tem gato provavelmente já ouviu falar em FIV e FeLV. Tratam-se de duas doenças que costumam assustar muito os tutores, uma vez que não possuem cura, mas depois de compreender melhor o que significam, é possível prevenir e ajudar o bichano a ter uma boa qualidade de vida. Então vem saber mais!

FIV (AIDS felina): é a doença causada por imuno deficiência, a FIV compromete o sistema imune do gato, de forma semelhante ao vírus HIV com os humanos. Ele pode ser transmitido para o animal durante o parto, na amamentação, em brigas, acasalamento e através do contato com sangue e urina.

O gato contaminado com a doença tem a imunidade baixa e se torna mais suscetível a doenças, mesmo as mais simples, como a gripe.

FeLV (leucemia felina): também é causada por um vírus que pode ser transmitido por secreções como saliva, fezes, leite e urina de gatos infectados. No caso da FeLV, a imunidade baixa também é um problema, mas é somada ao risco de desenvolvimento de tumores.

Como descobrir: ambas as doenças podem ser assintomáticas no início, mas alguns sinais como febre, aumento dos gânglios, dificuldade respiratória, anemia, problemas estomacais e nas gengivas, podem ser indicativos de que algo está errado. O melhor a fazer é sempre levar o animal para fazer check up no veterinário, ambas as doenças são detectadas por exames de sangue.

Cuidados: caso seu gatinho esteja contaminado, não é necessário se desesperar! O ideal é que ele faça acompanhamento médico regular e evite situações de estresse.

Os vírus são transmitidos exclusivamente entre felinos, então se você possui outro gato é importante que eles fiquem separados. Os gatos contaminados devem ficar isolados de outros bichanos e devem ser castrados.

A melhor opção é que animais nessas condições sejam filhos únicos, inclusive, caso você ainda não possua um, é uma ótima opção adotar um bichinho com essas condições, uma vez que eles são tão amorosos quanto qualquer outro! Com os cuidados e um tutor dedicado, os animais infectados podem ter uma vida confortável, feliz e longa.

Se você gostou do post compartilhe para espalhar essa informação! Confira também nossa grade curricular e estude na faculdade com o DNA da Medicina Veterinária.

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco