Quando estamos com o pet doente em casa bate o desespero, afinal, como vou dar o comprimido para ele? Colocando na boca? Amassando? Essas dúvidas são muito comuns e geralmente são seguidas por outras, como o que fazer se ele cuspir ou não engolir!
Realmente parece uma missão muito complicada, e pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão ajudar nessa hora tão temida pelos tutores!
- Ofereça
Para começar as tentativas, ofereça o comprimido para o animal. Alguns podem confundir com um petisco e acabar comendo sozinhos. Porém, infelizmente, a maioria tende a recusa. Você também pode tentar jogar para ele como se fosse um petisco, alguns animais mais agitados podem pegar sem notar.
- Hora da comida
Uma técnica é utilizar a hora de comer para dar o comprimido junto do alimento. Uma forma de fazer isso é deixando o remédio na ração de maneira que ele não possa ver. Misturar em ração úmida, como patê, pode funcionar. Você também pode misturar em uma comida que ele goste muito.
- Cortar e amassar
No geral, você pode sim dar o comprimido amassado para o cachorro! Mas é sempre bom conferir a bula e perguntar ao veterinário. Caso esteja liberado, fica mais fácil misturar com a comida e o animal não percebe uma textura diferente ao mastigar.
- Remédio líquido
Quando o remédio é líquido não tem como fugir. A maneira mais fácil é através de uma seringa, tente inserir o máximo possível pela lateral da boca do pet. Uma forma de evitar que ele cuspa o remédio é fechar a boca do cão e soprar o focinho, fazendo isso ele vai querer lamber o nariz e irá acabar engolindo a saliva junto da medicação.
Caso o cachorro venha a vomitar, o médico veterinário deve ser consultado para analisar como prosseguir.