Medicina Veterinária

Você sabe o que é Dermatite Atópica Canina?

Os cachorros têm o costume de se coçar após a aplicação de remédios contra pulgas e carrapatos, mas se mesmo após um tempo a coceira não parar é importante ficar de olho e levar o pet ao veterinário, pois pode ser um caso de dermatite atópica canina.

A dermatite atópica é uma doença de caráter genético que atinge principalmente cães. Os animais com a condição apresentam sensibilidade a alérgenos (substâncias de origem natural, que podem induzir uma reação de hipersensibilidade) presentes no meio ambiente. Eles acabam desenvolvendo uma reação de coceira que pode interferir em sua qualidade de vida.

A dificuldade em identificar os sinais da doença está justamente no fato de que coceira pode ser causada por diversos fatores, desde tédio, até pulgas e carrapatos. Mas algumas complicações dela podem ser indicativos, como por exemplo: coceira excessiva; vermelhidão e descamação da pele; hiperpigmentação; alopecia; otite de repetição; lesões.

Ainda não se sabe se a dermatite atópica canina é contagiosa, mas se sabe que a genética tem um papel importante no desenvolvimento da doença. Sendo assim, quanto mais restrita é a linhagem, maiores as chances de o pet ter atopia.

A doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada, mantendo o bem-estar do animal. O diagnóstico precisa ser feito por um Médico Veterinário através da exclusão de outras doenças e da análise do histórico do animal.

Se você se interessou pelo assunto considere uma carreira na área veterinária! Confira nossa grade curricular e estude na faculdade com o DNA da Medicina Veterinária.

 

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco