Todos os donos de pet já ouviram falar sobre castração, seja por sugestão do médico veterinário, ou até mesmo por conta de campanhas realizadas pelo município. Por ser um procedimento de extrema importância, ele também é muito divulgado!
A castração é a melhor forma de garantir o controle da população animal e promover a saúde e bem-estar dos bichinhos, apesar disso, muitos boatos a respeito da cirurgia acabam surgindo. Pensando nisso, hoje trouxemos alguns mitos e verdades sobre o assunto:
- Castração deixa o animal caseiro
Verdade! Cães e gatos param de tentar sair e encontrar fêmeas no cio, já cadelas e gatas não entram mais no cio, ficando mais caseiras.
- Castração é crueldade
Mito! O procedimento não é nada cruel, o animal será anestesiado pelo médico veterinário e não sentirá nada durante o processo. No pós-operatório ele receberá medicamentos adequados e curativos, garantindo uma recuperação sem nenhum sofrimento.
- O pet para de fazer xixi pelos cantos
Verdade! A necessidade dos machos em demarcar território diminui. Já no caso das fêmeas, não há mais o sangramento do período de cio.
- Castração engorda
Mito! O procedimento não faz o animal engordar, o que pode acontecer é que como o pet foge menos de casa, ele pode acabar se movimentando menos também.
- Reduz risco de câncer
Verdade! Fêmeas castradas antes do primeiro cio têm menor risco de sofrer tumores de mama, já nos machos, há uma diminuição do risco de câncer de próstata.
- Fêmeas devem ter pelo menos uma cria
Mito! Isso é um boato, as fêmeas não precisam ter filhotes, nem entrar no cio antes de a castração ser feita, inclusive, o ideal é que sejam castradas antes do primeiro cio.
Por conta de tudo isso, é extremamente importante para a saúde do seu bichinho que ele seja castrado, procure um médico veterinário de confiança, tire todas as suas dúvidas e faça o agendamento!