Ciências Biológicas

Animais Peculiares Encontrados no Fundo do Mar

Você sabia que cerca de 90% dos oceanos ainda não foram mapeados e que 2/3 da biodiversidade marinha continua sendo desconhecida? Dos animais que conhecemos, os que vivem no fundo do mar são os que costumam chamar mais atenção. Por conta de sua aparência, seu tamanho, cores e hábitos, eles se tornam bem diferentes dos outros seres vivos. Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista com alguns desses animais peculiares:

 

Polvo-dumbo

Polvo Dumbo

 

Ele recebeu esse nome graças às duas barbatanas, localizadas acima da sua cabeça e que o ajudam a nadar, deixando-o parecido com o elefante da Disney!

Eles pertencem ao gênero Grimpoteuthis da ordem dos octópodes, são animais pequenos, podendo medir até 20 centímetros e vivem entre 2.00 e 5.000 metros de profundidade, se alimentam de caracóis, vermes, bivalves e copépodes. Já foram encontrados nas Filipinas, Nova Zelândia, Austrália e Papua.

 

 Tubarão-duende

Conheça o bizarro tubarão-duende

 

Habitam águas muito profundas e raramente são vistos com vida. O tubarão-duende é um dos tubarões mais antigos que existem e parecem um animal saído da mitologia.

Podem medir até 4 metros de comprimento e possuem um focinho achatado, corpo rosado e mandíbula repleta de dentes afiados que se projeta para frente na hora do ataque.

Costumam se alimentar de lulas, polvos, camarões e os outros moluscos que habitam o fundo do oceano. Aparições foram registradas na costa de ilhas japonesas, Austrália e África do Sul.

 

Engolidor-negro

ENGOLIDOR-NEGRO

 

É um peixe que se destaca por ser capaz de capturar e engolir por completo presas muito maiores do que ele, uma vez que seu estômago consegue se dilatar para conter suas presas.

Ele habita águas profundas e de clima tropical ou subtropical, entre 70 e 2.750 metros. Chegando a medir até 25 centímetros de comprimento. Possui um corpo alongado e sem escamas, conseguindo engolir presas que tenham até o dobro de seu tamanho e 10 vezes sua massa corporal, é um dos predadores mais temidos do oceano.

Você já tinha ouvido falar de todos esses animais? A biodiversidade marinha é extremamente rica, e eles são prova disso!

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco