Em cães, dentre inúmeras especialidades, a Homeopatia se faz presente de forma importante na Dermatologia. Como exemplo, podemos destacar um estudo de caso que evidenciou resultados positivos em um tratamento com uma abordagem homeopática de canino com dermatopatia.
Realizou-se um estudo clínico de tratamento de canino, fêmea, SRD, sete meses, que apresentou quadro de dermatopatia. A abordagem homeopática neste relato priorizou o tratamento sintomático com Histaminun 6CH na fase inicial e Chamomilla 30CH como complemento, sendo que a utilização destes medicamentos homeopáticos mostrou-se eficiente frente ao quadro descrito.
A queixa principal foi de “coceira e pele vermelha”, com relato do tutor de que o animal apresentou estes sintomas a partir dos dois meses de idade, quando se iniciou o tratamento com corticoides. Durante este tratamento alopático havia melhora, porém, quando se dava a suspensão do mesmo, ocorria reaparecimento dos sinais clínicos. Na inspeção de abdome, identificou-se hiperemia com a presença de crostas secas mais concentradas na região inguinal. O pelo era opaco e sem áreas de alopecia. O conduto auditivo também se apresentava hiperêmico, porém com ausência de crostas.
Acerca do comportamento, o animal sempre foi afetivo e não gostava de ficar só. Apresentava intensa vocalização na ausência dos tutores, com preferência por ficar sozinho no sofá e chorando por colo. Durante a consulta, o animal apresentou agitação e irritação.
Isto posto, optou-se pelo medicamento homeopático Histaminum 6CH, que foi administrado a cada sete dias durante duas semanas, período em que o animal deveria retornar ao consultório. No retorno, o animal apresentou melhora.
Foi relatado pelo proprietário que, a partir de três dias do uso do medicamento, a pele começava a apresentar leve rubor, desaparecendo após repetição da dose prescrita. Como escolha do medicamento de fundo ou similimum chegou-se a conclusão de que a Chamomila se adequava ao quadro clínico, principalmente quando associada às características comportamentais. A dinamização escolhida foi 30CH, com administração de sete glóbulos, uma vez por semana, alternado ao Histaminum 6CH, quatro glóbulos a cada três dias, ambos por trinta dias. Já no retorno, após esta última prescrição, o animal apresentava o quadro dermatológico totalmente equilibrado. A sequência do caso se deu com a suspensão do Histaminun e permanência da Chamomila 30CH uma vez por semana, por mais um mês, uma vez que o quadro dermatológico apresentava-se satisfatório e o padrão comportamental havia melhorado parcialmente. No último retorno, o animal apresentava-se menos ansioso e segundo relato do tutor, não chorava intensamente por colo ou na ausência dos mesmos.
Isto posto, demonstrou-se, por meio deste estudo, a regressão dos sinais dermatológicos com atuação do medicamento homeopático, também, na esfera comportamental.
Deste modo, o estudo concluiu que a homeopatia pode oferecer um grande recurso aos quadros dermatológicos em caninos na Medicina Veterinária (CAMPOS, 2009).
Ângela de Campos Calderazzo
Fabiola Cardoso Knupp