Artigos/ Medicina Veterinária/ Zootecnia

A Homeopatia em grandes animais

Atualmente, pela demanda de produtos naturais e orgânicos provenientes de uma criação voltada ao bem-estar animal, tem-se adotado estratégias e métodos farmacêuticos alternativos aos convencionais aplicados a este objetivo.

E nesse cenário, a homeopatia tem se destacado entre técnicos e produtores rurais de fazendas produtoras de leite, pela melhora dos índices zootécnicos, por agregar valor ao rebanho e aumentar a produtividade e a lucratividade.

O número de bezerros nascidos anualmente e o aumento do peso à desmama constituem índices referenciais para mensurar esta produtividade, sendo  a boa alimentação e a saúde do rebanho fundamentais para o sucesso da produção.

Porém, ocorre que uma das principais causas da morte em bezerros neonatos é a diarreia neonatal, que, além disso, é responsável por baixo peso após a desmama, o que causa perdas econômicas severas nos rebanhos nacionais.

Com base nesse contexto, foi realizado um estudo para avaliar a redução do índice de morbidade em animais tratados com produto homeopático comercial, que avaliou a redução do índice de morbidade de animais tratados com o produto.  Foram utilizadas vacas pluríparas (n=278), divididas em dois grupos:

  1. a) animais que receberam tratamento homeopático (n=150), em que se adicionou 1 kg do composto homeopático comercial na apresentação pó, para cada bolsa de sal mineral de 30 kg, e adicional de 2 borrifadas do produto em apresentação líquida (spray) na mucosa oral do bezerro
  2. b) um grupo controle, em que se manteve o manejo alimentar tradicional da propriedade.

O tratamento foi iniciado com o fornecimento da suplementação mineral homogeneizada com o medicamento homeopático 20 dias antes do parto, e estendeu-se por 60 dias após o parto, na dosagem de 3g ao dia por cabeça.

Os resultados obtidos demonstraram que o uso do produto homeopático reduziu significativamente o índice de diarreia neonatal na propriedade.

Nos animais do grupo tratado, a incidência de diarreia foi de 22,7% (n=25) em um total de 110 bezerros nascidos, já nos animais que não receberam tratamento, a incidência de diarreia foi de 100% (n=119). A dosagem utilizada de 3g ao dia por animal, associada ao uso do spray, reduziu os índices de morbidade por diarreias neonatais, visto que apenas 25 animais do grupo tratado apresentaram este quadro clínico, e apenas uma única dose de antibiótico foi suficiente para o tratamento destes, sem a necessidade de reforço (MILANI, 2018).

Ângela de Campos Calderazzo

Fabiola Cardoso Knupp

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco