A Homeopatia apresenta resultado significativo no tratamento de felinos. O que nos permitiu destacar um estudo de caso de uma espécie felina fêmea, de cinco anos, que, ao apresentar sinais clínicos de falta de apetite, anorexia e intensa salivação, foi diagnosticada com gengivo-estomatite.
Na ocasião, iniciou-se tratamento alopático que foi mantido por dois anos, durante os quais ocorreram inúmeras recidivas dos sinais clínicos, além de períodos de agravamento dos mesmos, com internações por desidratação, hipotermia, anorexia, prostração e extração dentária.
O tratamento alopático foi realizado com antibioticoterapia e corticóides e, em alguns momentos, com anti-inflamatórios não esteroidais.
Mediante o quadro das recidivas destes sinais clínicos e de várias internações do animal, a tutora buscou tratamento homeopático em substituição ao alopático, durante o qual houve gradativa substituição dos antibióticos e anti-inflamatórios pelos medicamentos homeopáticos, além da administração de suplemento alimentar em glóbulos para melhora do sistema imunológico.
O resultado foi o de que, após 15 dias do início do tratamento homeopático, houve significativa melhora do quadro, e, com isso, a continuidade e o ajuste gradual das doses. Além disso, visualizou-se melhora no comportamento, expressão de bem-estar e qualidade de vida do animal. Ela voltou a ser ativa, brincalhona e interativa com outros animais, expressando vontade própria, passando menos tempo deitada e comendo ração seca sozinha.
Ângela de Campos Calderazzo
Fabiola Cardoso Knupp