Curiosidades/ Medicina Veterinária

Você sabia que é um mito que os cães e gatos não enxergam cores? Venha conferir essa e outras curiosidades sobre a visão dos animais!

 

Todos sabem que muitos animais tem uma visão bem desenvolvida, mas será que ela é melhor que a dos humanos? Confira 5 curiosidades sobre o assunto e descubra!

 

  1. Cores

Apesar do que muitos acreditam, cães e gatos não enxergam apenas preto e branco, mas, há limitações em sua visão. Os humanos possuem três tipos de cones (células de retina responsáveis por captar as cores), já os pets possuem apenas dois.

 

  1. Luzes Ultravioleta

Algumas aves, répteis e peixes possuem o mesmo número de cones que os humanos… e mais um! Sendo o último, responsável por detectar luz ultravioleta. Alguns mamíferos também possuem esse receptor extra.

 

  1. Escuro

Cães enxergam muito melhor do que nós no escuro. Sua visão em ambientes escuros é ótima por conta da grande quantidade de bastonetes (receptores de retina) presentes em sua visão. Também possuem, assim como outros mamíferos, uma estrutura atrás da retina chamada Tapetum Lucidum, responsável por refletir a luz que entra nos olhos.

 

  1. Visão Periférica

Os pets possuem uma melhor visão periférica que os humanos, uma vez que seus olhos são posicionados mais lateralmente, resultando em um campo de visão maior. Outra questão são os bastonetes, que ajudam na percepção de movimentos, o que é muito importante para a caça.

 

  1. Distancia

A maioria dos cães são emetropes, ou seja, possuem uma visão normal tanto para longe, quanto para perto.

 

Você sabia de todas essas curiosidades? Se você se interessou pelo assunto confira nossa grade curricular de medicina veterinária e os outros posts relacionados! Em caso de dúvidas nos envie uma mensagem.

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco