De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas austríacos, algo que já era muito apontado pelas pessoas, foi confirmado: os cães desenvolvem uma personalidade parecida com a de seus donos.
Os pesquisadores estudaram mais de cem cachorros e seus tutores. Em sua análise mediram os batimentos cardíacos e a resposta perante a ameaças. Amostras de saliva também foram retiradas para medir o nível de cortisol, o famoso “hormônio do estresse”.
Cinco características de personalidade foram usadas para avaliar os humanos: neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes. Os mesmos critérios foram utilizados para avaliar a personalidade dos cachorros, através de um questionário aplicado aos donos.
Mas o outro lado também é verdadeiro e até mais recorrente: os animais também influenciam as pessoas. Segundo a cientista Iris Schoberls, da Universidade de Viena, tanto donos, como cachorros, influenciam seus respectivos mecanismos de imitação. Mas, o ser humano se mostrou mais influente do que o cão.
A explicação é que os animais e seus tutores são pares sociais que se influenciam em relação à maneira que lidam com o estresse. Ao mesmo tempo em que os cachorros são sensíveis ao estado emocional das pessoas e podem ajustar seu comportamento de acordo com ela, os cães também possuem grande capacidade de acalmar e aliviar o estresse e a ansiedade dos humanos.
Você sabia disso, ou imaginava? Se gostou, compartilhe para espalhar essa informação! E siga a Faculdade Anclivepa para mais curiosidades sobre os animais.