Medicina Veterinária

Queda de Pelo em Pets

Os donos de pet sempre estão de olho na saúde e bem-estar de seus bichinhos. Por sempre zelarem por seu bem, é comum que dúvidas surjam quando algo parece diferente. A queda de pelos dos animais, por exemplo, é um assunto que constantemente gera dúvidas e receio, pensando nisso, hoje vamos falar um pouco sobre o assunto!

1. É normal soltar pelo?
Os animais apresentam ciclos foliculares semelhantes ao nosso, isso significa que a pelagem deles também passa pelo crescimento, repouso e queda, sendo assim, uma queda de pelo controlada e sem outros sintomas, é natural.

2. É verdade que o pet solta mais pelo em diferentes fases?
Sim. No verão, por exemplo, é comum que os cachorros soltem mais pelos. Além da troca de estações, a velhice e o período de gestação das fêmeas também podem acarretar uma maior perda.

Já os gatos, apresentam uma troca de pelos importante perto dos quatro meses de idade, quando trocam a pelagem de filhotes.

3. Atenção
É sempre bom lembrar que essas trocas são naturais, desde que não sejam acompanhadas por outros sintomas, nesse caso procure um médico veterinário para um diagnóstico preciso.

No caso dos gatos, é importante ressaltar também que a queda de pelos fisiológica não é acompanhada de feridas ou de falhas na pelagem, nesse caso procure um médico veterinário.

4. O que fazer quando o pelo está caindo muito?
Além de procurar um médico para se assegurar de que a queda é fisiológica, algumas dicas podem ajudar, como por exemplo, no caso dos cachorros, utilizar shampoo ante queda, pentear o pet com regularidade, fazer controle regular de pulgas e carrapatos e oferecer rações de qualidade.

Já no caso dos gatos, pentear duas vezes por semana também é de grande ajuda, assim como rações de qualidade e em alguns casos, especificas contra queda de pelos.

É sempre importante consultar um médico veterinário diante de qualquer dúvida ou mudança na rotina dos bichinhos!

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco