Medicina Veterinária

Qual o papel do médico veterinário oftalmologista?

A oftalmologia é a área dentro da medicina que estuda e trata afecções relacionada aos olhos e seus anexos e foi uma das primeiras a ter sua própria especialidade. O início dos estudos nesse ramo iniciou-se há muito tempo, com Hipócrates, mas somente em 1803 o primeiro curso de oftalmologia surgiu, em Göttingen, Alemanha. É uma especialidade que se desenvolveu rapidamente e vem avançando até nos dias atuais.

A Alemanha foi o primeiro país a inserir as disciplinas de oftalmologia nos cursos de medicina e medicina veterinária. Por volta de 1875, Rudolf Berlin, médico e professor universitário, contribuiu para grandes avanços da ciência com publicações em jornais específicos de oftalmologia. Josef Bayer foi outro grande nome relacionado aos avanços do ensino da oftalmologia em cursos de medicina veterinária. Bayer era médico e posteriormente formou-se em veterinária e tinha interesse particular em uveíte equina. Ele incentivou que o estudo dos olhos fosse disciplina obrigatória nas universidades européias. Já no Brasil, foi só em 1883 que surgiu a primeira escola em oftalmologia, no Rio de Janeiro.

O estudo da oftalmologia vem avançando cada vez mais, com novas técnicas e descobertas na medicina e na veterinária. Isso nos permite poder de pesquisa para tratamento e possível cura de diversas afecções que acometem tanto pacientes humanos, quanto animais.

Somando o avanço da ciência e a preocupação dos tutores com seus animais de estimação, isso permitiu que áreas de especialização dentro da veterinária ganhassem forças e se tornassem cada vez mais indispensáveis para os cuidados com os animais de companhia e pets não convencionais.

Sendo assim, o médico veterinário especializado em oftalmologia surgiu para melhorar a qualidade de vida dos animais e auxiliar no diagnóstico de repercussões sistêmicas nas vias visuais, além prevenir e reverter a perda de visão em alguns casos. Isso só foi possível de acontecer por conta dos conhecimentos técnicos desenvolvidos ao longo dos anos e o surgimento de aparelhos modernos que auxiliam no diagnóstico preciso durante o atendimento.

A oftalmologia veterinária é uma das áreas de especialização que mais cresce e é essencial para diagnóstico e tratamento adequado de úlceras de córnea, ceratites, uveítes, catarata, glaucoma dentre tantas outras afecções.

Ficou interessado? A faculdade ANCLIVEPA SP além de oferecer curso de graduação em Medicina Veterinária, oferece vários cursos de pós-graduação. Entre eles o curso de especialização em oftalmologia de cães e gatos. Fique de olho no blog para mais dicas e curiosidades sobre esse universo maravilhoso que é a oftalmologia veterinária!

 

Por Alline Laufer
Pós-graduanda em oftalmologia e tutora do GEOA

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco