Os donos de pets sempre estão em busca de trazer mais conforto para seus animais, mas quando se trata do inverno muitos acreditam que a pelagem é suficiente para mantê-los aquecidos, o que não é verdade, ainda mais se tratando dos gatos, que são animais vulneráveis ao frio. Então hoje, trouxemos algumas dicas para ajudar você a cuidar do seu bichinho durante a baixa temperatura!
- Cuidado com os vírus
Assim como os humanos, os animais também ficam propensos a adoecer no inverno. No caso dos cães, a gripe canina é bem comum e mais transmissível quando as temperaturas caem, é sempre aconselhável procurar um médico veterinário e se possível vacinar o seu bichinho. Já os gatos correm o risco de contrair rinotraqueíte, uma das doenças virais que mais acometem os gatinhos no inverno.
- Mantenha-os agasalhados
As roupinhas são de grande ajuda para os cães nos dias mais frios, mas é sempre importante prestar atenção se ela não impede a movimentação do animal. Ele também necessita de um abrigo aconchegante e reforçado com cobertores. O mesmo vale para os gatinhos, é muito importante que eles possuam uma caminha adequada e quentinha para descansar!
- Sinais
É importante estar atento aos sinais que o animal demonstra, os cachorros, por exemplo, costumam sentir muito frio a noite. Para checar repare em como seu bichinho dorme, se ele ficar encolhido e enrolado no próprio corpo, pode estar tentando se aquecer. No caso dos gatos, você pode medir a queda da temperatura tocando em suas patinhas e orelhas, se estiverem geladas e abaixo da média significa que ele está com frio.
- Cuidados especiais
A exposição dos cachorros ao frio por muito tempo pode provocar hipotermia, especialmente em filhotes e idosos, então evite passear em dias assim. Os gatos também correm esse risco, então mantenha-os sempre aquecidos.
Por fim, o importante é sempre cuidar dos nossos bichinhos, dar muito amor a eles e em caso de dúvidas, sempre procurar um médico veterinário!