Curiosidades/ Medicina Veterinária

Como acalmar seu cachorro durante a queima de fogos

 

Que os cachorros costumam não gostar e ter medo de fogos de artifício é um fato conhecido, mas você sabe porque isso acontece e como ajudar seu amigo?

Com a aproximação do réveillon, a preocupação dos tutores em relação aos pets só aumenta, afinal, não são poucos os casos de pets assustados com os shows de fogos. A explicação principal para os artefatos incomodarem os animais tem relação com a sua audição.

Cães possuem uma audição muito mais potente do que os humanos. Barulhos altos, como os fogos de artifício, deixam os animais agitados, estressados e até mesmo traumatizados. Com o incomodo podendo persistir por dias, dependendo do nível de estresse causado.

Eles interpretam o barulho repentino como uma forma de ameaça, se assustando, escondendo e até mesmo se tornando agressivo. Nas festas de fim de ano não temos como escapar totalmente desse barulho, porém, algumas dicas podem minimizar o problema e ajudar a acalmar o pet:

– Nunca deixa o cão sozinho nos momentos em que você sabe que os fogos serão disparados. Essa solidão pode deixar o animal com ainda mais medo.

– Se tiver a possibilidade, fique com ele em um local que abafe o som. Se não for possível, ligue a televisão ou algum barulho familiar.

– Não brigue com ele por conta do seu medo. Deixe que ele se esconda se ele precisar, não force ele a fazer nada.

– Entre em contato com um veterinário para conversar sobre produtos que possam ajudar a acalmar o animal durante o período.

Vale lembrar também, que no estado de São Paulo é proibido pela Lei 17.389/21 a queima de fogos com estampido e de artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso.

Já salva esse post para se lembrar do que fazer durante as festas! Compartilhe essas informações e confira nossos outros conteúdos no nosso blog.

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco