Um grupo de bactérias chamadas “Phytoplasma”, também conhecidas como fitoplasmas, são capazes de reprogramar o desenvolvimento de uma planta hospedeira, transformando-a em uma espécie de planta “zumbi”!
As plantas contaminadas pelo parasita podem desenvolver uma doença chamada de “aster yellows”. Quando contaminadas, ficam com folhas de formatos estranhos, deixam de desenvolver sementes e passam a apresentar um aspecto conhecido como “vassoura de bruxa”.
Isso acontece porque os fitoplasmas impedem que a planta se reproduza normalmente e cumpra seu ciclo de vida, para assim, mantê-la jovem e capaz de atender as necessidades do parasita.
Um estudo realizado por pesquisadores do Centro John Innes, na Inglaterra, identificou a molécula produzida pelas bactérias, que é capaz de sequestrar o desenvolvimento das plantas. A responsável é uma proteína chamada SAP05, que altera os processos do organismo das hospedeiras para desencadear o desenvolvimento anormal.
Você sabia quem isso podia acontecer? Se esse tipo de assunto despertou seu interesse, talvez, você possa considerar uma carreira na biologia! Confira os outros posts sobre o assunto e nossa grade curricular. Qualquer dúvida nos envie uma mensagem!