Medicina Veterinária

Saiba mais sobre o que causa doença renal em gatos e como evitar!

 

Tanto para humanos, quanto para animais, os rins são muito importantes para o bom funcionamento do organismo. Eles são considerados órgãos multifuncionais, auxiliando no controle de substâncias, controle hormonal, equilíbrio ácido-base, controle da pressão arterial, na filtragem do sangue e produção da urina.

Gatos são animais com grande propensão a doenças renais, por esse motivo é sempre importante estar de olho no seu bichano! Pensando nisso, trouxemos as causas, sintomas e o tratamento dessa doença comum entre felinos.

Alguns fatores são responsáveis pela perda das unidades funcionais dos rins, conhecidas como néfrons. Um dos principais motivos para isso acontecer com gatos é uma questão fisiológica, eles possuem aproximadamente 200 mil néfrons, enquanto cachorros, por exemplo, possuem 400 mil! O motivo disso é que na natureza os felinos se alimentam de caça, um alimento mais úmido, enquanto em casa costumam receber ração seca alinhada a uma baixa ingestão de água, que é típico dos gatos.

É importante lembrar que se trata de uma doença progressiva, então reconhecer os primeiros sintomas é fundamental, alguns indícios são: apetite seletivo, aumento da ingestão de água, aumento do volume urinário, urina mais clara, anemia, perda de peso e vômito. Se notar qualquer mudança no comportamento do seu bichinho é indispensável que você o leve até um médico veterinário para o diagnóstico correto!

O tratamento varia do grau em que a doença se encontra, mas algumas das medidas mais comuns são: alteração da dieta (geralmente com a mudança da ração normal, para ração renal), uso controlado de medicamentos e fluidoterapia. Lembrando que não é uma doença que possui cura, apenas controle do avanço.

Para finalizar, é sempre bom lembrar que o melhor é sempre prevenir! Uma solução é misturar ração úmida com ração seca e levar seu bichano para check-ups com seu médico de confiança!

Compartilhe esse post para a informação chegar a mais pessoas, e se você gostou do assunto, confira mais sobre o curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anclivepa!

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco