Agronegócio

A Importância do Leite

No dia 24 de junho é comemorado o Dia Internacional do Leite. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) escolheu a data em 2001 para ressaltar a importância dos lácteos para uma alimentação nutritiva e equilibrada. Segundo o órgão, leites e lacticínios são o grupo de alimentos mais consumidos no mundo, ganhando do trigo, arroz e batata!

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil é o terceiro maior produtor mundial do setor leiteiro, o leite se encontra entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira e o rebanho do país é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para Índia.

O agronegócio do leite e derivados tem um papel muito importante no suprimento de alimentos e na geração de empregos e renda no Brasil. A atividade é realizada em cerca de 1,2 milhões de propriedades rurais e envolve, só no setor primário, quase 5,2 milhões de pessoas. Contando fazendas, transporte e comercialização, a cadeia reúne por volta de 20 milhões de produtores e trabalhadores.

Dentro desses números, quase metade (47%) do leite produzido no Brasil vem de pequenas fazendas. Para milhões de produtores, o leite é o seu salário, sendo a atividade que mais gera emprego no país!

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco