Turma 1
Endocrinologia e Metabologia Veterinária
A pós‑graduação em Endocrinologia e Metabologia Veterinária tem como objetivo formar médicos veterinários especializados na abordagem diagnóstica e tratamento das doenças de fundo endócrino-metabólicas em animais.
A endocrinologia e a metabologia constituem áreas centrais da medicina veterinária para a compreensão das interações hormonais, do metabolismo energético e das repercussões sistêmicas das disfunções endócrinas.
O curso propõe o desenvolvimento e o aprimoramento do raciocínio clínico específico para patologias endócrinas mas também avaliando o paciente como um todo, capacitando o profissional a interpretar exames laboratoriais e de imagem, a conduzir testes funcionais e a planejar terapêuticas baseadas em evidências científicas de qualidade.
A formação combina aulas teóricas, atividades práticas em laboratório e clínica, discussão de casos reais e seminários interdisciplinares, promovendo integração entre diagnóstico laboratorial, farmacoterapia, nutrição e manejo clínico.
Ao final, o aluno estará apto a atuar com segurança em consultórios, hospitais e centros de referência, conduzir protocolos diagnósticos e terapêuticos complexos, e a desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e para o avanço do conhecimento científico em endocrinologia e metabologia veterinária.
Capacitar médicos‑veterinários para o diagnóstico, manejo e prevenção (quando possível) das doenças endócrinas e dos distúrbios metabólicos em cães e gatos, principalmente, mas também em pets não convencionais e espécies em conservação, desenvolvendo competências clínicas, laboratoriais e terapêuticas que permitam atuação segura e baseada em evidências em consultórios, hospitais e centros de referência.
Médicos Veterinários
Inscreva-se agora mesmo!