Zootecnia

Você já comeu carne de rã? A carne de rã é exótica, saudável e saborosa, mas você sabia que o zootecnista é o responsável pela produção?

A produção de rã é comandada por profissionais de zootecnia e é uma ótima oportunidade para iniciantes na produção, uma vez que, não é preciso um investimento alto. Para começar uma criação é necessário apenas um tanque para o desenvolvimento dos girinos e dez baias de crescimento em uma pequena área.

O segredo para o trabalho se resume a conhecimentos técnicos e muito cuidado durante o manejo. O momento mais sensível na criação é a reprodução, pois requer, um ambiente muito próximo ao habitat dos anfíbios, e o mínimo possível de estresse.

A coleta de ovos deve ser precisa. Após serem liberados pela fêmea, que expele cerca de 15 a 20 mil unidades por vez, o tempo para recolher o material é de 30 a 40 minutos, após a coleta, é preciso separá-los em bandejas e deixar por cerca de 5 dias em uma estufa. Nesse momento os pequenos ovinhos se transformam em girinos.

Os girinos ficam em tanques entre 15 e 20 dias e em seguida vão para os grandes tanques de crescimento. Quando maiores, as rãs ficam em baias coletivas com água e sombra. A alimentação dos animais se baseia em ração para peixes, já que ainda não existe ração específica para anfíbios. O momento do abate é por volta dos 300 gramas, e deve ocorrer após um jejum de no mínimo 60 horas.

Todo o processo de criação leva em torno 6 meses, e se trata de uma atividade que ainda tem muito espaço para crescer, sendo um ótimo investimento para profissionais!

Se você se interessou e quer saber mais sobre a área de zootecnia e criação, confira nossa grade curricular e nossos posts sobre o assunto! Em caso de dúvidas nos envie uma mensagem.

 

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco