CURSO DE ZOOTECNIA
Image
GRADUAÇÃO ZOOTECNIA

O ramo agrícola e pecuário impacta a economia brasileira e paulista não apenas do campo, mas também na cidade de São Paulo. Isso porque movimenta, além das lavouras e produção animal, a agroindústria de alimentos e outros setores, como de máquinas e equipamentos, vestuário, transporte de carga, gestão, exportação etc. O setor de agronegócios é responsável por metade das exportações e por 21% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Imprescindível para o avanço do setor agropecuário, o Zootecnista atua na produção animal, na preservação da fauna, e na criação de animais de companhia, lazer e esporte. Em sua atividade, gerencia, planeja e administra a produção, o beneficiamento e a comercialização dos produtos animais do agronegócio. Atua na nutrição, no melhoramento genético, na reprodução e na administração rural, considerando o bem-estar animal, a sustentabilidade econômica e ambiental da propriedade e a qualidade dos produtos de origem animal. Desenvolve atividades de defesa da fauna e de orientação da criação das espécies de animais silvestres. Realiza pesquisa científica em diversos campos de estudo, tais como Manipulação Genética, Marcadores Moleculares e Biotécnicas Reprodutivas e Nutricionais. Coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

Na década de 60 do século passado, o Catedrático de Zootecnia Geral Octávio Domingues, ao analisar o processo de regulamentação da profissão Zootecnista, destacou que:

A criação de um Curso ou Escola de Zootecnia, desmembrando-o das Escolas de Agronomia e de Veterinária, é um fato natural decorrente do progresso e do tremendo desenvolvimento por que está passando a ciência zootécnica mesma”. (grifo nosso)

Na atualidade, ainda como “fato natural decorrente do progresso e do tremendo desenvolvimento por que está passando a ciência zootécnica”, aliado aos avanços da biotecnologia e da informática, emergem novos e mais desafios à formação e atuação do Zootecnista, que assume um papel fundamental na produção do futuro.

O Curso de Zootecnia ou da “Ciência e Tecnologia de Criar Animais” da Faculdade ANCLIVEPA atenderá à uma demanda regional e nacional por profissionais para atuar em favor do aprimoramento das espécies de animais, da preservação dos recursos naturais, da segurança alimentar, da educação ambiental, da sustentabilidade da produção animal, do bem-estar da humanidade e dos animais frente aos novos tempos.

Assim sendo, terá duplo papel no desenvolvimento social regional e nacional. Além da construção da cidadania pela formação de profissionais bem qualificados, para os desafios da crescente complexidade tecnológica presente na área da Zootecnia, buscará formar profissionais aptos a desenvolver soluções inovadoras aos novos desafios e exigências do país.

Por outro lado, o Curso de Zootecnia da ANCLIVEPA atenderá aos interesses de jovens urbanos e rurais.

Adicionalmente, São Paulo possui o maior e mais desenvolvido sistema agroindustrial do País e um dos mais expressivos em nível mundial. Além disso, uma consistente estrutura de pesquisa e desenvolvimento setorial da América Latina, com instituições que geram inovações tecnológicas que vêm permitindo a ininterrupta evolução da produtividade agropecuária e agroindustrial nacional.

Quanto aos jovens rurais, muitos migram para a cidade São Paulo para cursar o ensino médio, em busca de uma “melhor formação”.

Estudos recentes demonstram que nesse processo, os jovens rurais desconstroem suas identidades rurais, constroem identidades mais urbanas e se reconstroem, enquanto jovens que continuam sendo de origem rural. Tornam-se frequentemente pessoas que conhecem os dois mundos, tanto os saberes rurais, como também a vida na cidade e os saberes escolares que não teriam acessado caso tivessem continuado no campo. E quando volta para a sua cidade natal o jovem rural tem novas perspectivas, horizonte de possibilidades que será ampliado ao dar continuidade aos seus estudos no curso de Zootecnia da Faculdade ANCLIVEPA.

FICHA DE INSCRIÇÃO REFERENTE AO PROGRAMA DE BOLSA
ESTRUTURA
Image
Image
Image
Image
O MERCADO DE TRABALHO
O Zootecnista atuará na administração de propriedades rurais tais como fazendas, granjas e haras; em empresas de projetos agropecuários; em agroindústrias (indústrias de rações, produtos biológicos e outros insumos para animais); em órgãos públicos como agente de desenvolvimento rural; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria; contando com um amplo mercado de trabalho na RMSP e no Estado de São Paulo.

O exercício da profissão de Zootecnista obedece às disposições da Lei no 5.550/1968, que dispõe sobre o exercício da profissão:

(...)

Art. 2º Só é permitido o exercício da profissão de zootecnista:

  1. a) ao portador de diploma expedido por escola de zootecnista oficial ou reconhecida e registrado na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura;
  2. b) ao profissional diplomado no estrangeiro, que haja revalidado e registrado seu diploma no Brasil, na forma da legislação em vigor;
  3. c) ao agrônomo e ao veterinário diplomados na forma da lei.

Art. 3º São privativas dos profissionais mencionados no art. 2º desta Lei as seguintes atividades:

  1. a) planejar, dirigir e realizar pesquisas que visem a informar e a orientar a criação dos animais domésticos, em todos os seus ramos e aspectos;
  2. b) promover e aplicar medidas de fomento à produção dos mesmos, instituindo ou adotando os processos e regimes, genéticos e alimentares, que se revelarem mais indicados ao aprimoramento das diversas espécies e raças, inclusive com o condicionamento de sua melhor adaptação ao meio ambiente, com vistas aos objetivos de sua criação e ao destino dos seus produtos;
  3. c) exercer a supervisão técnica das exposições oficiais a que eles concorrem, bem como a das estações experimentais destinadas à sua criação;
  4. d) participar dos exames a que os mesmos hajam de ser submetidos, para o efeito de sua inscrição nas Sociedades de Registro Genealógico.

(...)

Faça agora sua inscrição: transforme sua paixão em sucesso profissional e financeiro. Venha estudar na faculdade que tem como foco total o mercado pet.
COORDENAÇÃO

Dr. João Paulo Fernandes Santos

Duração do Curso
5 Anos / 10 Semestres

Horário Matutino
Das 8h00 às 12h00

Horário Noturno
Das 19h15 às 22h55

 
Atendimento
(11) 3034-1923
(11) 98996-3748
 
 
Garanta Bolsas Aqui!
 
 

 

 

UNIDADE
 
CAMPUS SALIM
R. Ulisses Cruz, 285
Tatuapé
São Paulo/SP

 

 

ESTUDE CONOSCO
 
PROCESSO SELETIVO
2º SEMESTRE 2020
 
Inscreva-se Agora Mesmo!
 
 
Matrícula
Rematrícula
Transferência
Segunda Graduação
 
GRADUAÇÃO
 
Medicina Veterinária
Zootecnia
Ciências Biológicas
 
 
BIBLIOTECA

 

 

CONTATO

Nome:*
E-mail:*
Telefone:*
-
Curso de Interesse:
Mensagem:*
©2020 Faculdade Anclivepa. Todos os direitos reservados.

Pesquisar no Site

x

Fale Conosco!

Fale Conosco!