Ciências Biológicas/ Curiosidades

Beija-flor, tucano, coruja… Apesar do que muitos pensam, esses animais não são pássaros e sim aves!

Pássaro e ave são duas palavras que são constantemente usadas como sinônimos, o que muitas vezes pode causar confusão. Mas você sabia que esses dois animais possuem características distintas?

As aves são da classe dos endotérmicos, logo, esses animais conseguem mantes a temperatura do corpo constante.

Além disso, as aves são animais vertebrados, com apêndice e penas. As penas são importantes para o isolamento térmico e o pouso. Também possuem um sistema digestório completo, respiração pulmonar e coração com quatro cavidades, não possuem bexiga urinária, nem dentes.

Já os pássaros são do grupo de passeriformes, ou seja, são classificados como um dos tipos de aves. Por conta disso, também têm penas e bico, coração com quatro cavidades e outras características semelhantes. Sendo assim, todos os tipos de pássaro são aves, mas nem todas as aves são pássaros, por exemplo, a galinha, que é uma ave, mas não um pássaro.

Apesar de muitas vezes semelhantes, algumas características físicas podem ajudar a distinguir entre as espécies, por exemplo, a maioria dos pássaros possui porte pequeno ou médio. Porém, a melhor forma de diferenciação é através da capacidade de canto. Além disso, seus pés são anisodáctilos, ou seja, possuem três dedos voltados para frente e um para a posição contrária.

Algumas aves que não são pássaros são: avestruz; beija-flor; cegonha; cisne; coruja; ema; galo; galinha; marreco; gavião; papagaio; pombo; tucano, entre outros.

Você sabia dessa diferença? Se você gostou, confira nossos outros posts sobre biologia e confira nossa grade curricular!

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Faculdade Anclivepa
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco